Na noite desta terça-feira, 27, foi realizado o debate da TV Anhanguera com os candidatos ao governo do Tocantins nas Eleições 2022. Participaram do programa os candidatos Irajá (PSD), Karol Chaves (PSOL), Paulo Mourão (PT) e Ronaldo Dimas (PL).
Segundo a organização da TV Anhanguera, a assessoria de campanha do candidato Wanderlei Barbosa, que não compareceu novamente a outro debate, enviou nota a pouco instantes de começar, justificando a ausência: "Informamos a impossibilidade de comparecimento ao debate, lamentamos a ausência involuntária em função do conflito de agenda de campanha."
O debate contou com quatro blocos e foi mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, da Globo Brasília. No primeiro e terceiro blocos, os questionamentos foram feitos com temas livres. Nos outros, segundo e o quarto, os temas das perguntas seguiram temas sorteados, como transporte público, economia, combate à corrupção, infraestrutura, emprego e renda, entre outros.
O primeiro bloco foi marcado, novamente, por alfinetadas a Wanderlei. Na oportunidade Irajá e Dimas apontaram para a falta de interesse em dialogar por parte do candidato e que sobretudo ele estaria fugindo da raia, já que “enfrenta ações na justiça”.
Irajá foi mais enfático e deu mais detalhes da sua Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura a conduta do governador pela contratação temporária de 16 mil servidores. Ele chegou a chamar Wanderlei de “encurralado”, pela justiça e alardeou que quem votar nele corre o risco de perder o voto. “Quer seu voto jogado fora, vota no candidato tampão”, declarou Irajá, apontando que Wanderlei terá o mesmo destino de outros governadores e terá o mandato cassado”.
Na vez de Dimas, o mesmo informou que também entrou com outra ação pedindo informações sobre contração de veículos de comunicação e influenciadores digitais, com recursos de caixa dois.
Apesar do foco no governador, Karol Chaves (Psol) e Ronaldo Dimas (PL) tiveram um embate. Na oportunidade, a representante do PSol chamou a atenção para o apoio de Ronaldo Dimas à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). “O senhor apoia candidato que odeia mulheres, negros e população LGBTQIA+, que me dá medo de sair na rua”, disse a socialista. O liberal reagiu. “Respeito a senhora, mas parece preocupada apenas na promoção de candidatos em nível nacional, não com questões estaduais”, respondeu o ex-prefeito de Araguaína, que aproveitou para dizer que o atual mandatário do Palácio do Planalto “se preocupa com os pobres”, citando o Auxílio Brasil.
Na vez do candidato do PT, Paulo Mourão chamou a atenção por citar, sempre que possível, o nome do presidenciável do Partido dos Trabalhadores, Lula da Silva; fosse alegando que tem debatido propostas com o ex-presidente ou exaltando a sua gestão à frente do Palácio do Planalto (2003 a 2011). Já Ronaldo Dimas também tinha como principal carta na manga, as ações que realizou enquanto prefeito de Araguaína (2013 a 2020).
Considerações finais na íntegra – Debate TV Anhanguera
Ronaldo Dimas (PL)
"Sou engenheiro, já fui presidente da Fieto, do Sesi/ Senai, deputado federal, secretário de estado, prefeito. Em Araguaína, nós pegamos uma cidade com muitos problemas. O que a gente realizou? Qual foi a transformação? A saúde foi a melhor saúde pública do estado, atendendo com excelência as crianças do hospital pediátrico. Atendendo com excelência as mulheres na Clínica da Mulher, atendendo os deficientes com um centro de especialidades e reabilitação, atendendo os autistas. Na educação houve um salto gigantesco, saindo de 12 para 23 mil crianças em nossas salas de aula. A evolução que houve no lazer, Vila Lago, Parque Cimba, tudo isso realizado durante uma gestão. Na segurança, implantamos uma Guarda Municipal. Olha o tabdo de coisa que é possível ser realizada com uma gestão firme, séria, que aplique bem os seus recursos. E é isso que nós precisamos para o nosso Tocantins. Precisamos recuperar os sonhos do passado, os sonhos dos grandes projetos, das hidrovias, dos grandes projetos de barragem para irrigação. Do aeroporto de Palmas que foi feito para ser o maior distribuidor de cargas aéreas do Brasil. A gente tem muito, mas muito para realizar. Mas esse sonho só pode ser transformado em realidade se você acreditar junto comigo. Eu tenho uma especialidade, é transformar sonhos em realidade e fazer daquilo que muitos acham impossível, em possível. Fizemos assim em uma cidade e tenho a convicção que podemos fazer isso no Tocantins, gerando emprego, renda, dignidade para todos os cidadãos e cidadãs tocantinenses".
Irajá (PSD)
"Quem me conhece sabe, meu nome é Irajá, meu sobrenome sempre foi o trabalho e a marca da minha vida é a coragem. Todos que me conhecem sabem que eu comecei a trabalhar muito novo, aos 11 anos de idade, como office-boy, tenho muito orgulho disso. Aos 14 anos, o primeiro menor aprendiz de carteira assinada do estado. Aos 15 anos, professor. Fui emancipado aos 16 anos de idade para ter minha primeira pequena empresa. Me tornei pai aos 19 anos. Fui formado aos 23 anos em comunicação. Fui deputado federal, o mais jovem da história do Tocantins, aos 27 anos. Dois mandatos de deputado federal. Obras entregues em todos os 139 municípios do Tocantins, o primeiro parlamentar a conseguir esse feito é eleito em 2018 o senador mais jovem da história do Brasil. Eu tenho muito orgulho disso e venho trabalhando muito pelo nosso estado, com muita responsabilidade e muita dedicação. Por isso eu estou preparado para governar o estado e tenho muita vontade de transformar esse Tocantins em um estado próspero, um estado promissor, um estado que os tocantinenses se orgulhem do seu estado. Infelizmente não é essa a história que a gente tem assistido nos últimos 16 anos, mas a hora é agora e eu vou sim, como governador, com fé em Deus e a confiança dos tocantinense, transformar os seus sonhos em realidade e presentes na vida de cada um dos tocantinenses porque nós temos muito orgulho do nosso estado, um estado maravilhoso, um estado próspero e eu vou mostrar que é possível fazer. Acabou a moleza neste estado, eu não tenho rabo preso para fazer as transformações e tenho a convicção que nós vamos fazer 20 anos em quatro anos de governo. 16 anos perdidos de governos tampões e nós vamos trabalhar quatro anos incansavelmente pelo Tocantins. Por isso, não perca o seu voto, domingo, no governo tampão porque esse governo vai ser cassado e você vai perder o voto. É 55 e garanta 20 anos em quatro anos de muito trabalho."
Paulo Mourão (PT)
"Todos me conhecem, fui deputado federal por quatro mandatos, fui o autor do projeto que criou a universidade federal do Tocantins, dos 11 institutos federais tecnológicos que aqui existem eu sou responsável pela criação de cinco deles. Meu compromisso é com a educação, eu creio que somente a educação é capaz de quebrar os ciclos de pobreza e é justamente o que o estado mais precisa neste momento, além da saúde pública. Eu fui prefeito de uma cidade que peguei ela com 5% de esgoto e deixamos com 86%. Ganhei o prêmio Sebrae, ganhamos prêmio relacionado a essa comenda da Unicamp, através do professor Rubens Figueiredo, mas o prêmio maior que eu tive foi a honestidade, a lisura. Na minha casa não recebi Polícia Federal, na minha gestão as denúncias que tiveram foram de focos políticos e todas elas, depois, nós fizemos as comprovações e a verdade imperou sobre os que nos perseguem. O que eu quero dizer a você tocantinense, você homem e mulher, você que sonha e luta, apesar destes governos que nos maltratam, que nos abandonam e que nos causam indignação e vergonha, nós precisamos reagir. O tocantinense não pode recuar. O Tocantins não pode perder essa oportunidade tendo o presidente Lula eleito no primeiro turno, não ter o seu governador. Nós precisamos recuperar, 100 mil famílias não têm casa, nós precisamos combater a fome, a pobreza, gerar emprego, melhorar renda. Nós precisamos apoiar o comércio, a prestação de serviço, o empreendedor, nós precisamos apoiar a agricultura, o agronegócio, nós precisamos cuidar do meio ambiente e nós precisamos fazer você feliz, a juventude, o trabalhador, a mãe. Vamos juntos, é 13, Paulo Mourão e Lula."
Karol Chaves (PSOL)
"Quero agradecer você pela audiência, quero agradecer você pelo recebimento, pelo afeto que tenho recebido aí pelas cidades que andei. Esse é o retrato da política tocantinense, infelizmente. São quatro homens disputando, quatro homens aqui, um que fugiu do debate porque não está disposto a dialogar ou porque está com medo realmente. Mas tem uma mulher aqui que é corajosa pra falar por você, uma mulher que tem coragem como você tem coragem de se levantar pela manhã pra trabalhar, de criar o seu filho, a sua filha. Uma mulher que quer ver o Tocantins diferente, uma mulher que não tem sobrenome nenhum atrelado à política. Meus pais são trabalhadores, a minha origem é periférica. Uma mulher que não passou pela política, mas que tem um compromisso com o poder executivo, porque trabalhei no poder executivo, estudei sobre políticas públicas, sou militante de movimentos sociais e tenho compromisso com meu partido, que é um dos partidos mais premiados na Câmara Federal. Porque temos garra e a minha garra é a mesma garra do povo tocantinense. Nós precisamos mudar a figura, o retrato da imagem que está aqui. Nós vivemos hoje uma familiocracia, isso não pode prosperar. São pessoas que tiveram a sua vez na política e que pouco fizeram, ficam se degladiando. Mas agora é a hora de inovar, nós precisamos de uma mulher na política, uma mulher negra, LGBT, de origens periféricas. A cara do Tocantins. Uma mulher comprometida com você que está aí me assistindo, com os homens, com as mulheres, com as crianças, com os indígenas, e quilombolas, com o povo tocantinense. Por isso, no dia 2 de outubro eu peço seu voto de confiança para que a gente faça um novo horizonte. Um novo horizonte é possível com Karol Chaves governadora 50."
Relacionado
Link para compartilhar: